sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Oversized - Espetáculo no Florestan, 13 e 14 de setembro



HANA é um núcleo de pesquisa cênica que objetiva o estudo de princípios e práticas que norteiam a arte do ator-bailarino-performer no Ocidente-Oriente, com intuito de estimular discussões sobre as várias poéticas da cena. Com o apoio do Programa de Ação Cultural do estado de São Paulo, com a direção de Alice K. o núcleo HANA apresenta gratuitamente o espetáculo de teatro-dança Oversized em São Carlos.

Oversized divulga a produção artística de Anzu Furukawa, coreógrafa-dançarina de Butoh japonesa, investigando o percurso do seu pensamento artístico-filosófico e apontando elementos que possam ser inspiradores para o performer-intérprete na cena contemporânea. Não se trata de resgatar suas composições e reproduzi-las, mas partindo delas desenvolve-se novas criações estimuladas por suas inquietações.

A partir de sua poética transgressora desfoca-se os elementos considerados típicos do butoh - movimentos lentos, corpos brancos, membros contorcidos, centro deslocado de gravidade, olhos revirados e um quê de erotismo obscuro.

Anzu resignificou o conceito de Morte, tema recorrente desse universo, reinstalando-o no lugar trágico do (des) encontro entre os sexos e das (in) comunicabilidades contemporâneas; de forma debochada, patética e tocante.

O título do espetáculo faz referência à mulher-personagem que não se contentava com meios sentimentos, meias paixões. As mulheres vividas por Anzu eram intensas na proporção inversa de sua aparência frágil e franzina de menina. Radical, a menina Anzu tentava ser mulher usando vestidos longos, oversized.



Workshop - dança contemporânea : “Olhares sobre a dança do espetáculo Oversized”

Data : 14 de setembro das 9h às 13h
Local : Teatro Florestan Fernandes - UFSCar
Ministrantes: Carina Nagib e Clara Gouvêa
Público Alvo : estudantes, atores, bailarinos, performers, pesquisadores e estudiosos em teatro-dança


No workshop serão trabalhados alguns dos elementos técnicos de dança que os intérpretes-criadores vivenciaram no processo de criação do espetáculo Oversized, divididos em dois momentos.

O primeiro momento mais focado a percepção e consciência do corpo através da exploração dos apoios do corpo no chão/no outro, o elemento peso e a consciência do centro do corpo e das extremidades. Estes elementos serão trabalhados através de exercícios técnicos que compõem o vocabulário da dança contemporânea, permitindo a experimentação, a organização e a consciência de sua estrutura corporal.

No segundo momento será trabalhada a relação entre estruturas internas do corpo e o espaço externo (trabalho com a imagem corporal); trabalho espacial embasado na Coreutica de Rudolf Laban (conhecimento de níveis e planos e cinesfera). Será proposto a criação de células coreográficas a partir do uso do Cubo, Retas e Níveis para exploração do jogo lúdico dentro destas matrizes.




FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO OVERSIZED

Direção Alice K.
Equipe
Assist. Direção : Marilene Grama
Concepção Sonora: Gregory Slivar
Preparação em Dança: Juliana Monteiro
Figurino: Anne Cerutti
Vídeo: Helio Ishii
Operação de luz: Bruno Garcia
Fotografia: Simone Ezaki
Produção : Tetembua Dandara

Elenco Carina Nagib, Clara Gouvêa, Fabio du Valle, Fabrício Licursi, Marilene Grama, Viviana Coletty

Dias 13 e 14 de Setembro às 20h
Local: Teatro Florestan Fernandes – UFSCar
Rodovia Washington Luís Km 235- Área Norte - UFSCar


DURAÇÃO: 65 minutos
ESPETÁCULO ADULTO – CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA LIVRE
ENTRADA FRANCA

Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

Me interessa muito as artes. Agora eu viajo para Buenos Aires para isso. Eu vou ficar em alguns apartamentos em buenos aires.